Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

domingo, 5 de julho de 2015

Veja como fazer armadilhas para vespas asiáticas

Fotografia da Vespa asiática (vespa velutina)
Como todos sabemos, no ano passado, a vespa asiática também conhecida como vespa velutina, foi uma valente dor de cabeça para os apicultores em Portugal (e para todas as pessoas que tem árvores de fruto).

Há quem afirme que 2014 foi o ano mais forte em termos de ataques destas invasoras indesejadas ou como também algumas pessoas lhe chamam, a vespa assassina.

vespas asiáticas o que fazer


Pois bem, muitas pessoas gostavam de combater esta praga e não sabem como. O VPA Noticias pôs mãos à obra e decidiu informar os leitores sobre como combater a "maldita" vespa asiatica (vespa velutina)!

Para começar a sua armadilha para as vespas comece por arranjar um garrafa de plástico vazia, por exemplo de um refrigerante qualquer e retire-lhe o rotulo...

Fotografia de garrafa de refrigerante vazia

Em seguida, com uma faca ou tesoura, devemos cortar a parte de cima da garrafa como se estivesse-mos a fazer um funil. A imagem abaixo ilustra como deve ficar...


Para que se entenda o que se vai fazer e como funciona, veja a imagem abaixo...

Fotografia de armadilha para vespas asiáticas

Esta armadilha vazia para as vespas asiáticas, é muito simples mas funcional. A lógica é as vespas entrarem na armadilha e não sairem, como? Por incrivel que pareça elas conseguem detectar o buraco de entrada, entram, mas depois de estarem lá dentro não conseguem encontrar a saida, pois elas encostam-se á beira da garrafa e não vêem o buraco de saída que está no centro... incrivel!

Agora esta armadilha ainda está vazia, ou seja, é preciso por algo la dentro para as atrair. Nesta parte existem muitas opiniões sobre qual o melhor produto para atrair a vespa velutina, mas neste exemplo, vou usar apenas 2 ameixas vermelhas maduras partidas ao meio com as mãos e um pouco de groselha... veja a fotografia abaixo...


Pronto, temos a armadilha e está carregada, agora basta fazer 1 ou 2 furos nos topos laterais para por um fio.


Neste caso, a ideia é pendurar a armadilha numa zona que contem árvores de fruto, para as proteger...

Fotografia de armadilha para vespas

Pode pendurar mais do que uma armadilha. Agora é uma experiencia que se vai adquirindo, ou seja, vai-se aprendendo a ser uma espécie de "caça vespas"...


Experimente introduzir produtos diferentes nas armadilhas, assim poderá verificar qual o mais eficiente.
Alguns apicultores aconselham vinho branco, cerveja, açúcar e groselha, tudo junto.

Uma descoberta feita com esta experiencia é que além da vespa velutina, esta armadilha também apanha outros insectos indesejáveis (e nojentas) como por exemplo moscas verdes, e muito mais.

Se experimentou fazer esta armadilha ou tem alguma sugestão, deixe um comentário. Outras pessoas estão interessadas em saber a sua opinião ou experiência!