Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Câmara de Caminha irá ampliar saneamento em Âncora

Miguel Alves vai propor em reunião do executivo municipal a inclusão da Zona da Igreja no Projecto de Saneamento de Aspra, Viso e Currais - 2.ª fase - Freguesia de Âncora. Esta medida resulta da reivindicação da junta de freguesia local, mas também da vontade população, directamente manifestada aquando da reunião descentralizada realizada na freguesia.

Miguel AlvesA medida, que agrava o orçamento previsto no projecto em cerca de 200 mil euros, é um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião de câmara de hoje, que terá lugar nos Paços do Concelho, pelas 15 horas.

Os moradores das ruas Paulino Gomes Velho e do Cruzeiro, que se encontravam fora do âmbito do Projecto de Saneamento de Aspra, Viso e Currais - 2 ª fase - Freguesia de Âncora, vão ser contemplados também com a rede de saneamento, o que implicará a construção de uma estação elevatória de saneamento, a ligar a rede existente junto à sede da junta de freguesia; a construção de 500 metros de colector gravítico e de mais 25 ramais de ligação.

Com este alargamento, a Câmara Municipal de Caminha será obrigada a fazer um esforço financeiro significativo, elevando o investimento previsto em cerca de 200 mil euros, ou seja, passando o montante global para mais de 700 mil euros, a que ainda acresce IVA.
Para Miguel Alves, porém, “este esforço técnico e financeiro faz todo o sentido, porque corresponde à necessidade e à vontade dos cidadãos
daquele lugar, que ficou muito clara na reunião descentralizada. É por isso que vamos ouvir os nossos concidadãos e, sempre que é possível, damos uma resposta positiva às suas solicitações”.

Além deste ponto, hoje o executivo deverá aprovar submeter à Assembleia Municipal o Plano Municipal de Acção no âmbito Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) 2020 e a aprovação da minuta do contrato do ‘Concurso Público Internacional para a Prestação de Serviços de Recolha e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos, Fornecimento, Manutenção e Lavagem de Contentores e Limpeza Urbana do Município de Caminha’.

Será também apreciado o relatório final do concurso público internacional para adjudicação do fornecimento de gás propano/natural a granel para as Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora.
Noutro âmbito, da agenda da reunião fazem ainda parte as normas de participação na Feira Agrícola e dos Produtos Tradicionais de Caminha; a emissão de parecer sobre o Passeio de Cicloturismo Porto - Santiago de Compostela organizado pela Associação de Cicloturismo do Norte; a atribuição de subsídios ao Etnográfico de Vila Praia de Âncora para apoio na realização do Âncora Folk - Festival Internacional de Folclore (ratificação); à Sociedade Musical Banda Lanhelense para apoio à organização do 165.º aniversário e à Comissão de Festas de Nossa Senhora da Bonança, entre outros assuntos. Fonte: Correio do Minho.