Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Coligação PSD-CDS já enviou "documento facilitador" ao PS

No mesmo dia em que o Bloco de Esquerda diz que a coligação acabou, a coligação PSD/CDS enviou durante a tarde de segunda-feira, 12 de Outubro, um documento com vista a uma viabilização do Governo com o apoio do Partido Socialista. Cabe agora ao PS marcar a hora da reunião com a coligação.

"Documento facilitador de um compromisso entre a Coligação Portugal à Frente e o Partido Socialista para a governabilidade de Portugal". Este é o nome do documento enviado esta segunda-feira, 9 de Outubro, pela coligação PSD/CDS a António Costa.

Este envio surge depois de o líder socialista ter dito durante a manhã aos jornalistas, à margem do encontro com o Bloco de Esquerda, que o Partido Socialista iria adiar a reunião da sua Comissão Política, a realizar esta terça-feira, por não terem sido ainda entregues as propostas da coligação PSD/CDS para a viabilização do Governo. Horas mais tarde, a coligação partilhou numa nota à comunicação social que o documento foi enviado pelas 15h50 "na sequência do acordado na reunião do dia 9 e no escrupuloso cumprimento do calendário então acertado", pode ler-se. 

Fotografia da Coligação PSD-CDS em reunião com António Costa


A mesma nota enviada pela coligação PSD/CDS informa ainda que caberá agora aos socialistas propor a hora da reunião entre as duas delegações prevista para terça-feira, 13 de Outubro.

Este será o segundo encontro entre a coligação PSD/CDS e o PS. Recorde-se que na última sexta-feira, 9 de Outubro, as duas forças políticas reuniram, sem, no entanto, terem resultado soluções. A reunião da semana passada, descrita como "inconclusiva", "não apresentou propostas", comentou o secretário-geral do PS à saída da reunião. Do mesmo se queixou a coligação PSD/CDS, com Passos a apontar a ausência de propostas do PS e a mostrar abertura quanto à revisão de compromissos.

O líder socialista tem estado a reunir com os vários partidos desde a última semana. Depois da reunião com o PCP, Costa reuniu esta segunda-feira com o Bloco de Esquerda, com o partido Pessoas-Animais-Natureza e foi também recebido pelo Presidente da República, Cavaco Silva. Fonte: Jornal de Negócios.