Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Cine-Teatro de Vila Praia de Âncora irá reabrir no ano do centenário dos Bombeiros Voluntários de V.P. de Âncora

Fotografia do Cine-Teatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora
O Cine-Teatro de Vila Praia de Vila Praia de Âncora vai ter obras e os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora vão celebrar o centenário da corporação no renovado Cine-Teatro, cuja inauguração está marcada para 1 de Janeiro de 2017.

Um desejo acalentado pelos bombeiros desde o encerramento do Cine-Teatro- já lá vão 14 anos e que agora começa a concretizar-se com o início da obra de reabilitação do equipamento cultural. Numa primeira fase, a intervenção começou pela recuperação do telhado, seguindo-se agora a reabilitação total do edifício. “A reabilitação do edifício contemplará o exterior com a recuperação das fachadas, e no interior a adaptação do espaço para pessoas com mobilidade condicionada e adequação de camarins e acústica à actual legislação”, explicou ao ‘Jornal Correio do Minho’, Mário Sá, arquitecto responsável pela obra.

O presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, acompanhou ontem o início dos trabalhos, deixando a garantia de que irá continuar a apoiar os Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora neste projecto, nomeadamente na aquisição de equipamentos e apetrechamento do Cine-Teatro. Encerrado há mais de uma década, este é um equipamento muito acarinhado pela Associação Humanitária e pela população de todo o concelho de Caminha.

Fotografia do interior do Cine-Teatro que irá ser reconstruido


Ultrapassados os graves problemas financeiros que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora atravessou, que chegou a colocar em risco a sobrevivência da corporação, com ameaça de penhora de contas e sem credibilidade junto da banca, os soldados da paz conseguiram, com o apoio da autarquia, virar esta página negra na história da corporação.

Agostinho Gomes, presidente da Assembleia Geral da associação fala de um novo paradigma no relacionamento com os bombeiros do concelho. Uma nova abordagem que, segundo Agostinho Gomes, permitiu ultrapassar o momento de ‘aflição’ e criar condições para a associação voltar a equilibrar as contas e poder avançar com a tão desejada reabilitação do Cine-Teatro.
Miguel Alves reforçou a ideia desta nova de cooperação que se iniciou, deixando para trás uma herança de dívidas, que remontavam a 2008, relacionadas com projectos de arquitectura e especialidades encomendados a duas empresas. “Com as trapalhadas do passado resolvidas e abandonadas as ideias megalómanas, a reabilitação do Cine-Teatro surge agora como uma boa notícia”.

O autarca de Caminha explicou que esta cooperação é materializada, através de um protocolo com o município, onde a corporação já recebeu 22 mil euros, relativos a serviços prestados. No que toca à formação, o município transferiu mais de 9.700 euros e para apoio às obras cerca de 30 mil euros. Miguel Alves acrescentou ainda que o município investiu mais de três mil euros na 3ª Maratona BTT, o que totaliza um apoio superior a mais de 64.700 euros.
Laurinda Araújo, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora, contou ao CM que este ano é de preparação do centenário, onde vão tentar recolher os elementos que se encontram dispersos, como fotografias e filmes que fazem parte das memórias do Cine-Teatro. Fonte: Correio do Minho.