Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

domingo, 14 de agosto de 2016

Incêndios - Dois acidentes deixam aviões russos em terra

Os dois Beriev russos que chegaram este sábado (13-08-2016) a Portugal foram destacados para o incêndio do Gerês, na manhã deste domingo. Mas ao início da tarde, com 15 minutos de intervalo, sofreram acidentes que os obrigaram a regressar a Monte Real.

beriev aviao contra incendios

Um Beriev teve um problema ao recolher água e o outro tocou numa árvore, às 13.34 e às 13.48 horas, indicou fonte oficial da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). Em resultado, recolheram à base aérea da Monte Real, onde se encontram as equipas mecânicas que estão a solucionar as avarias.

As autoridades tentaram enviar as duas super-aeronaves russas para o fogo de S. Pedro do Sul, mas a fraca visibilidade impediu a sua atuação, pelo que foram encaminhados para Castro Laboreiro, no Gerês. Durante a manhã estiveram envolvidos nas operações de combate ao incêndio, até os acidentes os obrigarem a regressar à base.

Neste momento, diz a ANPC, estão a voar oito meios pesados: três helicópteros Kamov e dois aviões Canadair portugueses, bem como três Canadair enviados por Marrocos e Itália. Estão concentrados no fogo de Arouca e S. Pedro do Sul, que está a ser combatido por quase mil operacionais e perto de 300 meios terrestres. Este é o mais grave dos incêndios ativos, este domingo. Fonte:jn.