Última hora
recent

Mais de 140 bombeiros combatem incêndios em Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura

fotografia de bombeiros em combate a incendio
Mais de 140 bombeiros estão no terreno a combater as chamas que deflagaram domingo nos concelhos de Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira.

No concelho de Paredes de Coura o incêndio deflagrou no domingo ás 15:35, na freguesia de Rubiães. No local estão 67 homens apoiados por 21 vaituras.

Em Vila Nova de Cerveira, o fogo lavra em Covas e mobiliza 75 operacionais, apoiados por 26 viaturas.

O incêndio que há vários dias lavra no Parque Nacional da Peneda-Gerês foi hoje dominado e está em fase de resolução, segundo a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

No terreno, às 5:30, continuavam 80 homens, apoiados por 25 viaturas, a combater o incêndio, que teve início na quinta-feira de manhã na localidade de Peneda, concelho de Arcos de Valdevez, distrito de Viana do Castelo.

O comandante operacional nacional da Proteção Civil disse no domingo à noite que o fogo ocorreu numa escarpa com 900 metros de altura com vegetação rasteira onde os “acessos não existem”.

Segundo o comandante operacional nacional, “o empenhamento dos meios aéreos” no combate ao fogo acabou, por isso, “por ser inglório” por não haver “a componente humana para ajudar a fazer o rescaldo ou a consolidar o que os meios aéreos fazem”.

Para José Manuel Moura, o combate a este fogo tem sido “um trabalho hercúleo, muito difícil e de um cansaço enorme”, embora o dispositivo, incluindo equipas no terreno, seja “mais que suficiente”.

O responsável sustentou que a área ardida, cerca de 200 hectares, “não é muito significativa, para o tempo” que tinha o incêndio. Fonte: RadioAltoMinho.

Blogs Portugal

Com tecnologia do Blogger.