Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Já começaram as Feiras Novas de Ponte de Lima

Fotografia de Grupo de tocadores de concertina e cantares ao desafio nas feiras novas de ponte de lima 
Mais de 490 de tocadores de concertina e cantadores ao desafio de Ponte de Lima participam hoje nas tradicionais rusgas do Alto Minho, num encontro que dá o tiro de partida para quatro dias de Feiras Novas.
“É um momento de convívio popular muito intenso e este ano contamos com um número muito expressivo de tocadores de concertina e cantadores ao desafio. Temos mais 900 pessoas, um tocador e o acompanhante, marcadas para o jantar que antecede a arruada pelo centro da vila”, afirmou à Lusa a presidente da associação concelhia das Feiras Novas, Ana Machado.

As rusgas partem às 21.30 horas da Alameda de São João rumo ao Largo de Camões, em pleno centro histórico, percorrendo as várias ruas e tasquinhas da vila.
O número que antecede o arranque oficial da edição 2016 das Feiras Novas dura “até ao amanhecer”, juntando cantadores e tocadores mas também muitos outros que vão juntando-se o à festa de uma forma espontânea. “As arruadas acontec

em todas as noites mas sobretudo, na quarta-feira e no sábado, são muito fortes. São muito apreciadas pelos visitantes que se juntam cantando e dançando, noite dentro”, explicou a também vereadora de Ponte de Lima.

A abertura solene da romaria está marcada para as 22 horas com o espectáculo ‘Canto Tradicional’, seguido da inauguração da iluminação das ruas.
O tradicional cortejo etnográfico, que se realiza no sábado à tarde, e que este ano vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é outro dos pontos altos da festa.

Apresenta-se, segundo a organização, como uma “demonstração única da cada freguesia” do concelho e da cultura local. A feira do gado e os concursos pecuários são também números obrigatórios da feira que este ano tem um novo sítio na internet e uma aplicação móvel onde “está disponível toda a informação sobre as festas, ofertas de alojamento e restauração, entre outras”. Fonte: Correio do Minho.