Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Vila Praia de Âncora - Passagem de nível da Travessa do Teatro vai ser reaberta

Fotografia da passagem de nível da Travessa do Teatro em Vila Praia de Âncora
A Refer aprovou a reabertura da passagem de nível da Travessa do Teatro, entre a Rua 31 de Janeiro e o Parque Ramos Pereira, uma exigência antiga dos ancorenses, após essa empresa ter decidido encerrá-la em 2009, baseando-se num protocolo celebrado com a Câmara Municipal em 1985.

Os protestos dos ancorenses e autarcas não se fizeram esperar, chegou a ser realizada uma manifestação de desagrado e o famoso "Zorro" encetou uma luta individual ao longo dos anos seguintes contra o muro de ferro e betão que a Refer teimou em erguer, determinada que estava em impedir a travessia da linha férrea neste ponto fulcral da vila e do seu comércio.

Agora, o Conselho de Administração da Refer aceitou incluir esta passagem de nível no conjunto de obras projectadas até 2019 no âmbito da electrificação da Linha do Minho, desde Nine até Valença.

A solução passa pela construção de uma passagem desnivelada (inferior), um empreendimento que ultrapassará o meio milhão de euros, estando previsto que os trabalhos se iniciem no próximo ano. Fonte: JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000.