Última hora
recent

Pescadores encontraram explosivo no mar com 600 quilos de TNT

Porto da Nazaré

Uma bomba em elevado estado de corrosão foi esta segunda recolhida por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros, divulgou a capitania. De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Lourenço Gorricho, “tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião, que deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]”.

A bomba foi ‘pescada’ pelo arrastão “Mar Salgado”, quando a embarcação “se encontrava na faina ao largo da Nazaré”, e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que “foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros”.

Em causa está “o elevado grau de corrosão” da bomba, que será durante a próxima hora avaliada por uma equipa de inativação de explosivos da Marinha Portuguesa, para “decidir o que irá ser feito”. A solução poderá passar “pela deflagração do engenho no mar, a uma profundidade superior a 20 metros”, indicou o responsável.

Ainda segundo o comandante, a bomba terá sido recolhida na rede da embarcação depois das 09:00, tendo o primeiro alerta sido dado às 09:20. A bomba encontra-se no porto desde as 10:00.

Fonte: Observador.

Blogs Portugal

Com tecnologia do Blogger.