Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Portugal cresce ao ritmo da zona euro pela primeira vez desde a crise

Zona Euro

As previsões de inverno da Comissão Europeia, divulgadas esta segunda-feira em Bruxelas, apontam para um crescimento do PIB de 1,6% este ano, valor idêntico ao previsto para a economia do euro. O PIB nacional crescia abaixo dos países da moeda única desde 2009. Veja as previsões dos principais índices económicos para 2017 e 2018, para Portugal e os restantes países da zona euro, no mapa interativo.

Na construção da zona euro houve, desde o início, expressões que foram repetidas quase até à exaustão e que sublinhavam os méritos deste passo que a União Europeia deu em 1999. “Critérios de convergência”, que identificavam os indicadores que os países tinham que cumprir para poder entrar na moeda única, ou “Pacto de Estabilidade e Crescimento”, com as regras orçamentais, eram duas das mais frequentemente ouvidas. Hoje, volvida mais de década e meia, são pressões que servem para ilustrar os insucessos, principalmente para um país como Portugal.
O crescimento é pouco, a estabilidade é algo que não se conhece desde a crise financeira e convergência, com ou sem critério, também se afastou há vários anos. A última vez que a economia nacional convergiu com a zona euro foi em 2009, na Grande Recessão a nível mundial, e apenas aconteceu porque o PIB português caiu menos que o da zona euro (-2,9%, contra -4,5%). Fonte:Expresso.