Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

sábado, 11 de março de 2017

Suspeito de tráfico de crianças apanhado pelo SEF em Lisboa

Policia - SEF

Nesta altura, que tanto se falou sobre o rapto de uma jovem em Ponte de Lima, surgiu uma notícia sobre raptos, mas sem qualquer tipo de ligação ao caso de Ponte de Lima.

Trata-se de um cidadão estrangeiro, suspeito de tráfico de crianças e referenciado em Espanha por ilícitos de mão-de-obra ilegal, foi detido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, quando acompanhava um menor com cerca de 12 anos.

O suspeito e a criança tinham desembarcado de um voo proveniente de Acra, no Gana. Ao apresentar-se aos inspetores do SEF, na fronteira aeroportuária, exibiu um documento de viagem alemão emitido para crianças, mas que veio a apurar constar nas bases de dados para apreensão por ter sido furtado em branco.

Na posse do suspeito, os inspetores-adjuntos do SEF encontraram-lhe outro passaporte, Ganês, pertença de outro menor.

O homem alegou que lhe tinham pedido para acompanhar o menor e proceder à sua entrega, à sua mãe, na Alemanha, e mostrou mesmo uma autorização da alegada mãe e uma cópia do seu passaporte.

O SEF acabou, também, por apurar que a alegada mãe do menor, agora sinalizado em Lisboa, está referenciada na Alemanha pelo crime de tráfico de menores e a sua circulação está interdita no Espaço Schengen.

O menor foi sinalizado como vítima de tráfico de pessoas e entregue à guarda de uma instituição, continuando a ser monitorizado pelo SEF.

Já o alegado traficante de pessoas foi presente esta quinta-feira às autoridades judiciais e viu confirmada a prisão preventiva.
Fonte: JN.