Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Trump determina revisão de programa de vistos para incentivar contratação de norte-americanos

Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta terça-feira (18) que agências federais busquem endurecer um programa de vistos temporários usado para levar funcionários estrangeiros qualificados aos EUA, à medida que tenta cumprir suas promessas de campanha de colocar a “América primeiro”.

Trump assinou um decreto presidencial aplicando e revisando o visto H-1B, popular na indústria da tecnologia, em uma visita à sede da Snap-On Inc, que produz ferramentas em Kenosha, Wisconsin.

Trump também busca mudanças na atuação do governo, visando impulsionar a compra de produtos norte-americanos em contratos federais, sendo um dos objetivos ajudar siderúrgicas norte-americanas.

O ato mostra Trump novamente usando seu poder de emitir decretos presidenciais para tentar cumprir promessas feitas no ano passado durante a campanha eleitoral, neste caso de reformar as políticas imigratórias dos EUA e encorajar a compra de produtos norte-americanos.

Autoridades deram poucos detalhes sobre a implementação do decreto, mas assessores de Trump expressaram preocupação de que a maioria dos vistos H-1B são dados a empregos de baixos salários em empresas de terceirização, muitas sediadas na Índia, o que dizem tirar empregos de norte-americanos.

Eles buscam uma maneira com maior base no mérito para dar os vistos a funcionários altamente capacitados. “No momento, abuso amplo em nosso sistema de imigração está permitindo que trabalhadores norte-americanos de todos as áreas sejam substituídos por trabalhadores trazidos de outros países”, disse Trump.

À medida que se aproxima do marco de 100 dias na Presidência, Trump ainda não tem grandes conquistas legislativas. Com suas tentativas de alterar leis de saúde e impostos sem frutos até o momento em um Congresso controlado por seus colegas republicanos, Trump tem se apoiado intensamente em decretos presidenciais para buscar mudanças na economia dos EUA.

Vistos H-1B são destinados a cidadãos estrangeiros em cargos que geralmente necessitam educação superior, incluindo ciência, engenharia ou programação de computadores. O governo usa uma loteria para destinar 65 mil vistos todos os anos e distribui aleatoriamente outros 20 mil para funcionários estudantes de graduação.

Críticos dizem que a loteria beneficia empresas de terceirização que enchem o sistema com pedidos para vistos de funcionários de baixo salário de tecnologia da informação.

“No momento, vistos H-1B são dados em loteria totalmente aleatória e isto é errado. Como alternativa, eles devem ser dados aos mais qualificados e candidatos mais bem pagos e eles nunca, nunca devem ser usados para substituir norte-americanos”, disse Trump.

Fonte: G1.