Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

sábado, 23 de junho de 2018

Marcelo sofre quebra de tensão e desmaiou durante visita em Braga

O presidente da República desmaiou, este sábado, à saída de uma visita ao Santuário do Bom Jesus, em Braga, tendo sido transportado pelos seguranças para um hotel próximo.

Fotografia Marcelo Rebelo de Sousa assistido por médico
Foto: Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Segundo o Jornal de Notícias, o desmaio de Marcelo Rebelo de Sousa ocorreu cerca das 13 horas durante uma visita ao Santuário. O presidente foi imediatamente assistido por um enfermeiro e um médico que acorreram ao local, o hotel do Templo, numa Viatura Médica de Emergência Rápida (VMER).

Em um pequeno comunicado publicado no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa foi encaminhado ao hospital de Braga, "por precaução". É "de esperar uma adaptação do programa previsto para este fim de semana", acrescenta a nota.

O diagnóstico feito pela equipa que assistiu o presidente indica uma quebra de tensão, explicada pelas fortes temperaturas que se faziam sentir àquela hora, em Braga. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, são esperadas temperaturas máximas de 37 graus no distrito.

Menos de uma semana depois da formalização da candidatura das Festas de São João de Braga a Património Cultural Imaterial, Marcelo Rebelo de Sousa tinha previsto passar este sábado na cidade, começando por visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte ao final da manhã.

Recorde-se que também o​​​​ ex-presidente da República, Cavaco Silva, em 2014 numa cerimónia pública, durante uma sessão solene das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, na Guarda, se sentiu mal e desmaiou.
Depois de receber assistência médica, Cavaco Silva regressou à tribuna com aplausos de quem o ouvia e retomou o discurso.