Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Começaram as obras na Duna dos Caldeirões (1ª fase)

Começaram hoje os trabalhos na Duna dos Caldeirões, estando esta reparação dividida em 2 fases.

Segundo o site da Câmara de Caminha, pode ler-se:

A primeira fase das obras na Duna do Caldeirões incluí: estabilizar as margens junto ao Campo de Futebol do Âncora Praia F.C. e abrir duas valas naturais em simultâneo. Uma que colocará o rio no seu curso normal e a outra terá como objetivo abrir o leito do estuário de modo a reconduzir as águas estagnadas do sapal do Âncora para a sua foz natural através da Praia das Crianças. As areias removidas serão aproveitadas para consolidar as zonas mais castigadas pelo mar. "Para já consolidamos as margens e retiramos o passadiço. Depois, e até maio, vamos avançar para o rio, de modo a que o leito do rio corra naturalmente", explicou Miguel Alves.

A segunda fase da intervenção, a consolidação da duna, deverá arrancar em Setembro, logo que termine a época balnear. "Uma intervenção musculada na duna seria um erro, o que nós queremos é uma intervenção inteligente ao nível da engenharia, ambiental e financeiro", realçou o autarca.

Recorde-se que esta é uma intervenção orçada em 1,4 milhões de euros e integrada na linha de financiamento aberta pelo Governo, no âmbito do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT).