Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Vaca das Cordas 2014 em Ponte de Lima

A corrida da Vaca das Cordas em Ponte de Lima realiza-se no próximo dia 20 de junho de 2014, sexta-feira, a partir das 18 horas.

Camisola e lenço da Vaca das Cordas 2014 em Ponte de Lima
Mantendo a tradição, a Associação Amigos da Vaca das Cordas promove esta secular tradição que atrai à Vila mais Antiga de Portugal milhares de pessoas. Ao final da tarde, as atenções concentram-se no Centro Histórico, e na Rua do Arrabalde, em frente ao portão da Casa de Nossa Senhora de Aurora, onde começa a corrida da "Vaca das Cordas", seguindo em direção à Matriz, para as tradicionais três voltas à igreja. É um dia de festa, que mostra a alma e a tradição do povo.

Cartaz da Vaca das Cordas 2014 em Ponte de Lima

No final da corrida e na Praça principal (Largo do Chafariz) a festa continua com a Vaca às Postas, com dezenas de assadores e carne disponível para assar à posta.

À semelhança do ano passado a iniciativa prolonga-se por todo o fim-de-semana, como forma de dinamizar cada vez mais a atividade turística no concelho.
Programa da Vaca das Cordas 2014 em Ponte de Lima

No sábado, dia 21 de junho, o programa inclui variedades tauromáquicas. Trata-se de um espetáculo acrobático a realizar numa arena, instalada no areal, junto à avenida dos plátanos, com o grupo Arte Sem Capote e os Anões Forcados.

Às 18 horas acontece o Regresso da Vaca. Antigamente a vaca era corrida em todos os bairros da Vila, e este ano regressa em força ao bairro de Além-da-Ponte para retomar a tradição, esperando-se deste feito que se possa um dia repetir a experiência também ao bairro do Pinheiro como acontecia antigamente.

Nas ruas do Centro Histórico, a tradição mantém-se com a azáfama da feitura dos tapetes floridos, momento sempre muito participado por Limianos e visitantes. Fonte: Município de Ponte de Lima.