Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Câmara de Albufeira e pescadores locais contra instalação de exploração de aquacultura no mar

Câmara e pescadores de Albufeira estão contra a instalação do projeto de aquacultura perto do acesso ao porto de Albufeira

A Câmara de Albufeira e os pescadores locais estão contra a instalação de uma exploração de aquacultura no mar, ao largo da cidade, destinada à produção de ostras e vieiras. O projeto privado está em fase de consulta pública até ao dia 17 do corrente mês.

"Essa aquacultura vai colidir com as atividades da pesca artesanal e do turismo náutico e com o tráfego marítimo, porque fica no caminho para a entrada do porto", disse ao CM Carlos Silva e Sousa, presidente da câmara, adiantando que "o interesse público deve prevalecer".

 O assunto será hoje, terça-feira,  discutido em reunião de câmara, prevendo-se que seja aprovada uma deliberação contra o projeto. Um anterior pedido de instalação de uma aquacultura ao largo da cidade já havia merecido a forte oposição da autarquia e acabou por ser indeferido.

"É uma situação que não tem pés nem cabeça. Os pescadores ficariam com a sua atividade condicionada", defende, por seu turno, Hélder Correia, da Associação de Profissionais da Pesca de Albufeira.

E acrescenta que existem outros exemplos no Algarve que mostram que "este tipo de projetos não traz nada de bom".

Segundo o pedido apresentado à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, o projeto prevê a instalação de uma unidade de aquacultura numa área de dois hectares no mar, a cerca de 7,2 quilómetros a sudoeste do porto de abrigo de Albufeira.

O promotor pediu uma licença por 10 anos "para ter o retorno financeiro do investimento", garantindo que "não será utilizado qualquer tipo de produtos biológicos, químicos ou fármacos". Fonte: CM.