Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

domingo, 20 de setembro de 2015

Viana do Castelo está disponível para receber refugiados

Segundo uma notícia do Correio da Manhã, a moção proposta pela CDU foi aprovada por unanimidade.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta quinta-feira, por unanimidade, uma moção proposta pela CDU a manifestar ao Governo a disponibilidade do município para acolher refugiados mas "com o enquadramento necessário a um assunto com esta seriedade".

Foto de José Maria Costa - Presidente da Câmara Municipal de Viana do castelo
Foto: Mário Cruz/Lusa
 "A Câmara Municipal de Viana do Castelo decide que, no quadro de um plano da responsabilidade do Estado central, apoiará o esforço de integração destas vítimas, honrando as tradições de solidariedade e humanismo do povo do nosso concelho", lê-se no documento aprovado esta quinta-feira em reunião ordinária do executivo.

No final da sessão, em declarações aos jornalistas, o autarca socialista José Maria Costa sublinhou que tratar-se de "um assunto sensível", que "exige o devido enquadramento por estarmos a falar de pessoas, famílias e expectativas de vida".

A vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, autora da moção, realçou que o facto de o documento ter sido aprovado por unanimidade e acrescentou que "o governo português deve assumir a sua parte de responsabilidade neste processo", considerando que, "nesse contexto a Câmara de Viana do Castelo apoiará o esforço de integração destas vítimas".

"O Estado português deve, por razões humanitárias e por obrigação constitucional, tomar as medidas para dar o devido acolhimento a refugiados e imigrantes numa expressão da solidariedade para com os povos vítimas das agressões e políticas. Um acolhimento que permita a integração plena, nos planos social, económico, e laboral, bem como dos direitos à saúde e à educação", acrescentou a moção a enviar ao governo.