Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Piloto engana-se a inserir coordenadas e leva avião ao destino errado

O piloto de um avião da AirAsia introduziu as coordenadas erradas no sistema de navegação interno do aparelho e viajou para o destino errado, informa o The Guardian.

Fotografia de avião da AirAsia
Trata-se de um erro insólito cometido a 10 de março de 2015 e só agora tornado público através da publicação de um relatório do gabinete australiano de segurança dos transportes.

O Airbus A330 tinha saído de Sidney, na Austrália, às 11h55 e deveria aterrar passadas nove horas em Kuala Lumpur, na Malásia. Mas duas horas depois aterrou em Melbourne, no mesmo país de onde partira. Os destinos distam em mais de cinco mil quilómetros.

O relatório divulgado esta quarta-feira explica que e comandante terá inserido manualmente as coordenadas no sistema de navegação interno do aparelho. Mas ter-se-á enganado, o que originou o incidente.

No mesmo relatório lê-se que a tripulação teve “uma série de oportunidades para identificar e corrigir o erro”, mas o mau tempo que se fazia sentir terá ajudado a que tal não acontecesse.

Quando se apercebeu do sucedido, era tarde demais. A tripulação chegou a pedir autorização para aterrar em Sidney, mas as condições meteorológicas não o permitiram. A aeronave acabou por aterrar em Melbourne após duas horas de voo.

Foi daí que partiu, depois, para Kuala Lumpur, chegando com seis horas de atraso ao destino final. Fonte: MSN Notícias.