Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Bomba encontrada na Nazaré foi detonada no mar

Fotografia da bomba que foi encontrada na Nazaré

Fotografia da bomba que foi encontrada no largo da Nazaré


A bomba encontrada na Nazaré, esta segunda-feira, por um arrastão foi já detonada a cerca de mil metros da costa.

A operação foi preparada em terra e contou com a colaboração do arrastão "Mar Salgado", que hoje de manhã 'pescou' o engenho.

BOMBA RECOLHIDA NA NAZARÉ FOI DETONADA NO MAR

"A bomba foi detonada às 16.30 horas, em segurança, e meia hora depois foram feitos dois mergulhos de verificação, tendo sido confirmada a sua completa destruição", disse à Lusa o comandante do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho.

De acordo com o responsável, às 17.30 já não havia "embarcações nem homens no mar". Prevê-se que até às 18 horas "esteja recolhido todo o material usado na operação e os mergulhadores possam regressar a Lisboa".

"Operação correu com sucesso. A embarcação "Mar Salgado" colaborou connosco porque era mais seguro não movimentar muito mais a bomba. Saíram para o mar para uma posição pré-definida e a embarcação retirou-se, ficando só elementos das autoridades", revelou o comandante do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho. De seguida, realizou-se a detonação do engenho explosivo.

O engenho, que tinha entre 1,50 e 1,60 metros de comprimento, foi identificado como sendo uma bomba de aeronave do tipo MK82 que teria no seu interior mais de 200 quilos de H6, um tipo de explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno].

A bomba foi afundada a 20 metros de profundidade e foi realizada a contradetonação por uma equipa de mergulhadores do Destacamento de Mergulhadores Sapadores, que tem entre as suas áreas de atuação reconhecer e inativar engenhos explosivos convencionais ou improvisados, na área de responsabilidade da Marinha e em áreas de conflito.

Questionado sobre a possibilidade de se tratar de uma bomba da Segunda Guerra Mundial, o comandante do porto sublinhou não ter sido encontrada qualquer inscrição que o confirme, dado o estado de corrosão do engenho.

"Não sabemos há quanto tempo se encontraria submerso", declarou.

A operação de desmantelamento foi preparada em terra e contou com a colaboração do arrastão "Mar Salgado", que hoje de manhã 'pescou' o engenho e à tarde o transportou de volta ao largo da Nazaré, auxiliando com gruas a colocação da bomba no mar.
Fonte: JN.