Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Combate ao incêndio no Geres dificultado por vento muito forte


O vento “muito forte”, os “declives acentuados” e os “difíceis acessos” estão a dificultar o combate ao incêndio que lavra desde as 22h00 de quarta-feira na Peneda Gerês, disse esta quinta-feira o responsável da proteção civil de Ponte da Barca. Em declarações à agência Lusa, Inocêncio Araújo adiantou que o fogo “tem três frentes ativas enormes” cuja extensão não conseguiu quantificar.

Segundo aquele responsável “as três frentes estão viradas às povoações de Ermida, Germil/Lourido e Sobredo”, todas na área do Parque Nacional da Peneda Gerês. “O vento é muito forte e as chamas atingiram uma extensão enorme. Com o calor previsto para a tarde e se não forem reforçados os meios, sobretudo aéreos, para atacar e estancar as chamas vão propagar-se montanha acima e podem aproximar-se das povoações”, referiu.

Segundo Inocêncio Araújo o incêndio deflagrou cerca das 22h00 de quarta-feira no lugar de Lourido, freguesia de Entre Ambos-os-Rios, naquele concelho do distrito de Viana do Castelo. “Para já lavrou em zona de pinhal que até tinha sido recentemente limpa. Para já não houve habitações ameaçadas”, disse.

De acordo com fonte do Comando Operacional de Operações de Socorro de Viana do Castelo, encontravam-se no terreno pelas 9h00, mais de 20 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, Sapadores Florestais e Grupo de Intervenção da GNR. Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANCP) informou que as regiões Norte e Centro vão registar hoje índices “elevados a muito elevados” de risco de incêndio.

De acordo com a informação da ANPC “destaca-se para os próximos dias a existência de um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais”, assente em temperaturas máximas que podem atingir valores entre os 28º e os 30º graus Celsius na generalidade do território, “situação que poderá manter-se nos próximos três dias”.

Fonte: Observador.