Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

domingo, 15 de julho de 2018

França vs Croácia - Quem vai ganhar o campeonato do mundo de 2018?

Com o prodígio Kylian Mbappé ou o 'cérebro' Luka Modric, França e Croácia vão procurar, respetivamente, a glória na final do Campeonato do Mundo da Rússia 2018, este domingo, com os bleus amparados pelo favoritismo e os vatreni dispostos a surpreenderem.

Mbappe


Os comandados de Didier Deschamps querem acabar com 20 anos longe da 'douradinha' num dos melhores momentos futebolísticos do país que vive do bom futebol de uma geração liderada pelos talentos de Antoine Griezmann e Mbappé.

"Não há nada mais bonito como jogador do que uma final do Mundial", disse Deschamps na conferência de imprensa deste sábado, afirmando que vai transmitir aos jogadores uma"boa dose de serenidade, confiança e concentração".

A Croácia, na sua quinta participação em Mundiais desde que o país se tornou independente, após a dissolução da antiga Jugoslávia, em 1991, conta com a dupla Modric-Ivan Rakitic no meio de campo e o guerreiro Mario Mandzukic para cansar a defesa adversária.

Num Campeonato do Mundo em que as grandes estrelas ficaram pelo caminho, como Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e Iniesta, França e Croácia mantiveram-se vivas graças à qualidade dos seus jogadores e a um futebol sólido.

"É um sonho de pequenino, todos os jovens querem jogar um Mundial e uma final. Queremos levantar a taça e não importa se eu marco ou não. Só quero o troféu", disse na sexta-feira Griezmann, autor de três tentos no torneio.

"Estamos muito perto de chegar ao troféu e queremos tocá-lo. Mas antes de tocá-lo existem 90 minutos, ou talvez 120. É preciso dar tudo, acho que é o jogo das nossas vidas", declarou Blaise Matuidi em conferência de imprensa este sábado.

Modric, candidato a levar o prémio de melhor jogador do Mundial para casa, garantiu que "ninguém nos esperava na final, mas não vamos parar agora. Daremos o nosso melhor para levar este troféu".

"Passei por muitas coisas duras na minha vida. O mais importante é não nos rendermos nunca, confiar em nós mesmos e continuar a lutar", assegurou o médio do Real Madrid na conferência de imprensa de antevisão da final.

A batalha tática que se adivinha

A França chega ao jogo decisivo após ter eliminado a "Geração Dourada" da Bélgica, com uma magra vitória por 1-0. Já a Croácia precisou de um prolongamento para conseguir carimbar a vaga na final ao vencer a Inglaterra por 2-1.

Com uma defesa liderada Raphael Varane e Samuel Umtiti, e com a segurança de Hugo Lloris debaixo da trave, a França sofreu apenas quatro golos em seis jogos, enquanto a Croácia é o segundo ataque mais goleador ao ter feito abanar as redes por 12 ocasiões 12, estando apenas atrás da Bélgica (14).

Mas os comandados de Zlatko Dalic, que precisaram de ultrapassar três prolongamentos e dois desempates por grandes penalidades para chegarem à final, já superaram a campanha de 1998 e têm a oportunidade de levantar o título pela primeira vez.

"Não vou colocar pressão nos meus jogadores. Vão e joguem o vosso melhor futebol, não se intimidem. Este é o melhor momento de nossas vidas. Alguns já ganharam a Liga dos Campeões, mas este é o maior jogo para eles e para todos os croatas", destacou Dalic na conferência deste sábado.

No Mundial da França 1998, Croácia e França enfrentaram-se nas semifinais e Davor Suker chegou mesmo a assustar os anfitriões. Mas a seleção da casa acabaria por garantir a vitória graças a dois golos salvadores de Lilian Thuram.

Se naquele ano os bleus celebraram o seu primeiro título mundial, oito anos depois aprenderam significado da dor de ser vice, como aconteceu na final do Mundial da Alemanha em 2006, quando a equipa perdeu contra a Itália nos penaltis. Em 2016, receberam o Campeonato da Europa daquele ano, a França perdeu o título para Portugal no prolongamento.

"As lágrimas secaram, mas ainda estão em algum pequeno lugar da cabeça. Isso nos deve servir para domingo. Serve de lição. Sabemos que estamos numa final, vamos abordá-la de maneira diferente", sustentou Matuidi.

É um confronto de gerações. Uma que poderá ser tudo, outra que já é tudo. A França e a Croácia, respetivamente. A juventude confrontará a experiência, a velocidade e a irreverência de Mbappé contrastará com o jogo pensado de Modric. É a consagração de uma geração, a francesa que procura alcançar os feitos dos anos 90 e outra que quer vingar a sua geração dos anos 90 que caiu precisamente aos pés de França.

A partida vai ser disputada no estádio Luzhniki de Moscovo, às 16h, hora de Lisboa. O trio de arbitragem será argentino, comandado por Néstor Pitana e com Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti como assistentes.

Onzes prováveis:

França: Hugo Lloris - Benjamin Pavard, Raphael Varane, Samuel Umtiti, Lucas Hernández - Paul Pogba, N'Golo Kante - Kylian Mbappe, Antoine Griezmann, Blaise Matuidi - Olivier Giroud.

Croácia: Danijel Subasic - Sime Vrsaljko, Dejan Lovren, Domagoj Vida, Ivan Strinic - Ivan Rakitic, Marcelo Brozovic - Ante Rebic, Luka Modric, Ivan Perisic - Mario Mandzukic.

Fonte: Sapo24