Já começou no dia 22 de Maio de 2014 a chamada "Empreitada de reforço e protecção dos sistemas dunares e renaturalização de áreas naturais degradadas".
Esta 1º Fase de Reabertura do Canal de Escoamento no rio Âncora, ou seja, a reabertura da "antiga foz" ou "foz original" do rio âncora, segundo o placar informativo que se encontra ao lado do centro de turismo de Vila Praia de Âncora , terá um custo de 22.991,50 e duração de 1 mês.
“Estas são obras da Polis Litoral Norte, do Estado, que nós conseguimos acompanhar e empurrar para que avançassem rapidamente”, disse o autarca caminhense Miguel Alves no inicio das obras. Na verdade, esta primeira fase da obra está orçada em cerca de 23 mil euros, mas a intervenção na totalidade (com a reconstrução da duna dos caldeirões numa segunda fase) está avaliada em mais de 900 mil euros.
O campo do ancora praia f.c. também esteve em risco, caso o mau tempo continuasse por mais algum tempo. Segundo a programação anunciada pela Câmara de Caminha, a conhecida duna dos caldeirões será reconstruida numa segunda fase, no final do verão.