Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

sábado, 3 de setembro de 2016

Milhões de euros sem dono. Bancos Suiços procuram herdeiros e divulgam nomes

Será que és tu um dos herdeiros(as) e sem saberes estás rico(a)? Pode até parecer-te improvável assim analisando de repente, mas será que conheces toda a tua família para trás, incluindo gerações anteriores? Provavelmente não, e a probabilidade de teres tido um parente que tenha emigrado para a Suiça é elevada, visto ser em tempos um dos países de eleição para os emigrantes portugueses.

fotografia dinheiro
Alguns desses emigrantes fizeram as suas vidas lá, e alguns acumularam fortunas. Sem falarem com as famílias o dinheiro ficou no banco após terem falecido, e agora os bancos são obrigados por lei a divulgar uma lista de nomes de herdeiros para que os mesmos possam reclamar as suas heranças. A associação dos banqueiros suíços tem um website onde divulga essa lista de contas “abandonadas” e que não são movimentadas há mais de 20 anos, contas essas que não têm herdeiros conhecidos.

Ao todo estão em causa cerca de 40 milhões de euros, e existe um prazo legal de 5 anos para que os herdeiros possam reclamar o seu património. Já imaginaste que mesmo sem teres conhecimento, algum familiar teu possa ter aberto uma conta na Suiça? Não é assim tão improvável quanto isso, milhares de pessoas o fazem!

A nova legislação aplicada a este tipo de contas – sem herdeiros conhecidos, e sem movimentos há mais de 20 anos – obrigou os bancos Suiços a publicarem esta lista. Ao todo são 2600 os potenciais herdeiros e de várias nacionalidades. Queres saber se o teu nome consta na lista? Não custa nada, basta acederes a http://www.dormantaccounts.ch e depois em “Publications” pesquisares o teu nome.

E já sabes, se fores um(a) dos(as) felizardos(as), não te esqueças de mim! Partilha com todos os teus amigos e familiares, nunca se sabe… Fonte: vamos lá Portugal.