Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

sábado, 12 de novembro de 2016

Preço dos combustíveis vai descer pela segunda semana

Fotografia de posto de combustivel
Depois da descida registada esta semana, os preços dos combustíveis vão voltar a descer a partir da próxima segunda-feira nos postos de abastecimento em Portugal.

A evolução das cotações da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais apontam para descidas nos preços de ambos os combustíveis no retalho, embora de forma mais acentuada no caso da gasolina.

Segundo dados da Bloomberg, a cotação da tonelada métrica da gasolina (em euros) desceu mais de 6% esta semana, o que de acordo com os cálculos do Negócios dá margem para uma descida de 2,5 cêntimos no preço deste combustível nos postos de abastecimento em Portugal.

Já a tonelada métrica do diesel ficou cerca de 2% mais barata nos mercados, o que aponta para uma queda entre 0,5 cêntimos e 1 cêntimo no preço de venda ao público.

Preço médio desceu menos que o previsto na semana passada

A confirmar-se, a descida dos preços do gasóleo e gasolina vai ocorrer em Portugal pela segunda semana consecutiva, o que não acontecia em simultâneo nos dois combustíveis desde o início de Agosto.

De acordo com os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), na passada segunda-feira o preço médio de venda da gasolina e do gasóleo desceu pouco mais de 1 cêntimo em ambos os combustíveis, bem menos do que era espectável tendo em conta a evolução das cotações nos mercados. O Negócios noticiou na passada sexta-feira que o gasóleo poderia descer 3,5 cêntimos por litro e a gasolina ficar 2 cêntimos mais barata.

O preço médio da gasolina nos postos de abastecimento em Portugal baixou para 1,397 euros por litro na semana passada, pelo que, se se confirmar a queda de 2,5 cêntimos, esta segunda-feira poderá baixar para 1,37 euros por litro.

No caso do gasóleo, que apresentou um preço médio de 1,176 euros na segunda-feira, poderá recuar para valores em redor de 1,17 euros. Ambos os combustíveis regressam aos valores em que se encontravam no início de Outubro. Fonte: Jornal de Negócios.