Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Descobertas gravações inéditas de Bob Marley com mais de 40 anos


Foram descobertas 13 cassetes de gravações inéditas de Bob Marley na cave de um hotel em Londres. O presente ideal para celebrar os 72 anos que o rei do reggae faria esta segunda-feira se fosse vivo.

Joe Gatt, empresário londrino e fã de Bob Marley, recebeu uma chamada de um amigo que tinha encontrado aquilo que pareciam ser gravações perdidas de Bob Marley. As 13 cassetes áudio estavam dentro de uma caixa de cartão, na cave de um antigo hotel em Kensal Rise, Londres, onde Bob Marley e os Wailers ficavam durante as digressões pela Europa.

Eu não podia apenas deixar que aqueles objetos, danificados ou não, fossem destruídos e então eu pedi-lhe que não os deitasse fora” conta JoeGatt, citado pelo TheGuardian.

Assim, passou as cassetes de 1970 para as “mãos” do seu sócio e cantor de jazz Louis Hoover. Mas as gravações, com mais de 40 anos, podiam estar arruinadas. “Quando vi os rótulos e as notas de rodapé nas cassetes não podia acreditar nos meus olhos, mas depois vi como estavam severamente danificadas pela água“. Louis acreditou que salva-las fosse “uma tarefa sem esperança”.

Mais uma vez, as cassetes seguiram para outro destino: o especialista em som Martin Nichols, que garante que as gravações seriam perdidas para sempre caso alguém tivesse tentado ouvi-las nas condições em que estavam. Das 13 cassetes, Martin conseguiu restaurar dez (o que demorou mais de 12 meses e custou 25 mil dólares). Duas estavam em branco e uma demasiado danificada para ser salva. “O resultado final surpreendeu-me porque agora estão em formato digital em alta qualidade. As gravações originais foram feitas muito profissionalmente”, garante o especialista.

A experiência é comparável a encontrar o cavalete de Van Gogh, a palete e as suas pinturas num quarto antigo. Então Vicent (Van Gogh) emerge através de uma porta secreta para pintar algumas das suas melhores obras-primas… puramente para nós.

As gravações são originais de concertos realizados em Londres e Paris, entre 1974 e 1978, e reúnem alguns dos maiores êxitos de Bob Marley tais como “No Woman No Cry”, “Jammin”, “Exodus” e “I Shot the Sheriff”. Fonte: Observador.