Blogue sobre notícias relacionadas com Vila Praia de Âncora e também com o País.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Avaria "inédita" provoca o caos no aeroporto de Lisboa (atrasos, cancelamentos e desvios)

Imagem do Aeroporto de Lisboa

Uma avaria ocorrida durante a tarde desta quarta-feira no sistema de bombagem de combustível do aeroporto de Lisboa está a impossibilitar o abastecimento de aeronaves e está a causar "muitos atrasos", relatou fonte da ANA – Aeroportos de Portugal. Até ao momento, foram cancelados 27 voos, afirma fonte do gabinete de comunicação da ANA, que adiantou ainda que foram informados de que a situação deverá estar regularizada por volta das 21h30.

No final da tarde desta quarta-feira, a ANA fez um ponto de situação no Aeroporto de Lisboa em que referiu que o número de voos atrasados pode ainda aumentar e que alguns aviões já estão a ser reabastecidos, ainda que a um ritmo inferior ao normal. “Neste momento já estamos com capacidade de abastecimento por autotanque. Temos estado a abastecer aeronaves, temos estado a garantir as condições mínimas”, afirmou fonte da ANA. Apesar de o abastecimento por autotanque ser suficiente em aeroportos mais pequenos, tal não acontece em Lisboa.

Contactada pelo PÚBLICO, fonte oficial da TAP disse que, até ao momento, a companhia tem mais de 20 voos afectados — impossibilitados de descolar — no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, já que todos os aviões que não tenham combustível estão impedidos de levantarem voo. Outra fonte oficial da TAP, contactada pela Lusa, esclarece que o sistema de abastecimento de combustível do aeroporto de Lisboa “é da responsabilidade do GOC [Grupo Operacional de Combustíveis, liderado pela Petrogal e que reúne as principais petrolíferas]”.

O Grupo Operacional de Combustíveis (GOC) do Aeroporto de Lisboa é a entidade responsável pela recepção, armazenamento e expedição de combustíveis de aviação. Este grupo é responsável por fazer a descarga do combustível dos veículos cisterna que é posteriormente utilizado no abastecimento de aeronaves, feito através de um sistema de hidrantes e refuellers. Contactada pelo PÚBLICO, uma fonte do GOC afirmou que o grupo está a resolver a situação.

Voos cancelados e adiados
O problema foi registado ao início da tarde, por volta das 12h. Pouco depois das 16h, a TAP partilhava uma mensagem no Twitter em que referia que "até à regularização da situação, os voos da TAP com destino a Lisboa estão a divergir para aeroportos alternativos", realçando que a avaria no sistema é "alheia" à companhia. Já a ANA – Aeroportos de Portugal está a pedir “compreensão aos passageiros” afectados. A RTP3 avança que este problema afectou milhares de passageiros que tinham voos marcados para a tarde desta quarta-feira – e alguns deles já têm a confirmação de que vão passar a noite em Portugal.

TAP Portugal - Informamos que uma avaria no sistema de abastecimento de combustível no aeroporto de LIS, alheia à TAP, está a condicionar os voos no local.

De acordo com a gestora aeroportuária, trata-se de uma "avaria inédita", um problema no sistema de bombagem de combustível do aeroporto Humberto Delgado, que está a impossibilitar o abastecimento de aeronaves e, consequentemente, a impedir a descolagem das aeronaves que não estão abastecidas. Como resultado, disse, “já se registam atrasos” em vários voos, tendo alguns aviões com destino a Lisboa (pelo menos seis) sido divergidos para o Aeroporto do Porto e de Faro.

Quem procura informação sobre os voos no site da ANA, depara-se com a seguinte mensagem, no topo da página: "Lamentamos anunciar que os voos no Aeroporto de Lisboa encontram-se atrasados devido a dificuldades técnicas relacionadas com o abastecimento de combustiveis. O Grupo Operacional de Combustíveis está a trabalhar para solucionar as dificuldades o mais rápido possível. Por favor, confirme o status do seu voo no website ou na app ANA."

A easyJet é uma das companhias afectadas pelo problema, tendo informado a meio da tarde que quatro dos seus voos com partida de Lisboa registavam atrasos: as ligações para Milão Malpensa, Madrid e Londres (duas, para Gatwick e Luton). "A easyJet confirma que, tal como outras companhias aéreas, existem alguns voos com partida de Lisboa que estão atrasados esta tarde, devido a um problema com o sistema de combustível hidraúlico do aeroporto", refere a companhia.

Entre os restantes voos cancelados estão alguns da Eurowings (com destino à Alemanha), da Ryanair e da Azores Airlines.
Fonte: Público.